Categorias
Por que não usamos couro?
Por que não usamos couro?


Você sabia que para transformar uma pele animal (ou couro), que a putrefação acontece muito rápido depois do animal perder a vida, é preciso uma boa dose de insumos químicos super tóxicos e poluentes, não só pro meio ambiente mas também pra quem fabrica esse material? Nada sustentável :( Já existem várias matérias e documentários que expõem a realidade de quem trabalha diariamente com essa indústria, é só jogar no Google!

Além disso, produzir couro consome 20% mais energia do que produzir qualquer material oriundo do petróleo (que já consome bastante energia por si só), como os chamados 'couro fake' ou 'couro vegano'. E o tal do 'couro fake' apesar de ser feito com materiais sintéticos extremamente poluentes, é ainda melhor do que o natural. Mas a melhor solução mesmo é apostar em tecidos naturais, e se possível orgânicos e reciclados :)

Mas é claro que não é só isso! O setor agropecuário é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil, e o couro vem exatamente desse setor. Pra piorar a situação, as árvores têm o poder de retirar carbono da atmosfera e assim, diminuir o efeito estufa. Quando a área devastada é ocupada por gado, a sequência nociva ao meio ambiente se completa. Impacto ambiental duplo :( É sobre isso que tanta gente vem falando sobre as queimadas na Amazônia!

Aqui na Somos Numa a gente prefere usar nos nossos tênis matéria-prima que não cause mal pra ninguém, como algodão e garrafa pet reciclada, todos veganos é claro, porque não vemos sentido em produzir algo que prejudique os outros, né?! Sim, existem empresas que tratam o couro hoje em dia com produtos menos prejudiciais ao meio ambiente e as pessoas, mas infelizmente são pouquíssimos. É fácil de achar outros materiais na internet que comprovam e mostram como a indústria do couro tem impacto negativo na nossa sociedade e no meio ambiente. Então se você não concorda com isso tudo, é só não comprar, afinal, toda compra tem poder :)